domingo, 24 de novembro de 2013

UM CONTO MODERNO DE ROMEU e JULIETA


Conto moderno, romeu, julieta, muçulmanos

A menina encontra o menino, seu pai desaprova. É uma história tão antiga quanto o tempo, mas, ao contrário de Romeu e Julieta, um casal preso no Iêmen provocaram uma grande campanha no Facebook.

Era uma vez, há três anos, Huda, agora com 22 anos, entrou em uma loja de celular em sua aldeia natal na Arábia Saudita. Ela conheceu Arafat, hoje com 25 anos, um trabalhador migrante iemenita de uma família muito pobre. O amor floresceu.
Arafat aproximou os pais de Huda para pedir a mão dela, mas foi recusado, de acordo com o advogado do casal. "Minha família queria me casar com outro cara", Huda parece ter dito a jornalistas sauditas, em um clipe postado no YouTube . "Mas eu me recusei. Eu disse ninguém vai me tocar com exceção de Arafat. Foi quando o pensamento me ocorreu que eu deveria fugir."
Huda, em seguida, saiu de casa e atravessou a fronteira para o Iêmen disfarçado de trabalhador iemenita. Ela foi presa sob a acusação de imigração ilegal. A família de Huda afirmou Arafat tinha usado "mágica" em sua filha, de acordo com relatórios. Arafat voltou ao Iêmen e ele também foi preso, por ajudar Huda.
Tão longe, tão familiar. Então, qual é a diferença entre Huda e história de Arafat, e que de Romeu e Julieta ou o árabe Laila e Majnun?
Desta vez, houve um grande reação no Facebook iemenita, com várias páginas e imagens do casal sendo amplamente compartilhada (um tem 9.000 gostos ). Alguns dos comentários foram nacionalista - com iemenitas ventilação raiva em atitudes de seus vizinhos mais ricos. Mas outros invocaram a 2011 levante em que iemenitas exigiu direitos.
"A simpatia com Huda é porque ela se rebelou contra a sua cultura", diz Fahad, um funcionário público de 33 anos de idade, que está no Facebook, todas as noites. "Ela levantou-se contra uma sociedade patriarcal que lhe disse que se casar. Ele destaca a necessidade nossas sociedades têm para os Estados modernos, onde há liberdades e direitos e onde as pessoas podem, por exemplo, escolher quem eles querem se casar." Ele está organizando um grupo para protestar do lado de fora e Huda audiência de Arafat no domingo (hoje). 
Conto moderno, romeu, julieta, muçulmanos
Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/blogs-trending-25058575 
Facebook: https://www.facebook.com/1Huda.Arafat 

Nenhum comentário:

Postar um comentário